08 novembro, 2010

Limpeza sem dramas




Moda, beleza, maquiagem, faze parte do universo de toda mulher, mas tem um item que, querendo ou não, não podemos esquecer a LIMPEZA. Olha não pensem que sou doente perfeccionista ou hiper organizada, não sou,  mesmo! Mas com o tempo fui aprendendo e mudando meus hábitos, principalmente depois que casei quando não tinha mais mamãe e irmã pra arrumar minhas bagunças e dividir tarefas e ainda de um maridão meio bagunceiro de bônus. 
Essa semana aqui em casa consegui dá um Xô no mostro da bagunça. Tanto que hoje a faxina está sendo bem mais rápida. Não há nada mais desagradável que receber alguém em casa e soltar aquela famosa frase em meio a um sorriso sem graça: Não repara a bagunça, tá...

Pra facilitar nossas vidas vários sites e blog se dedicam a esse tema Limpeza e Organização:
Um deles é o Organize sua vida.   VEJAM AS DICAS:



Como funciona: Defina cada dia da semana para uma tarefa específica. Por exemplo, na terça-feira você varre a casa, na quarta-feira lava e assim por diante. Vantagem: fazer o serviço de acordo com a sua disposição.
Desvantagem: pode ter a sensação de que a casa demorará para ficar completamente limpa.

Agenda semanal:
Segunda: Lave as roupas de cama, as toalhas de banho e a roupa suja. Finalize lavando a garagem.
Terça: Varra todos os cômodos e tire o pó com um pano úmido. Passe lustra-móveis nas superfícies de madeira.
Quarta: Passe e guarde as roupas lavadas na segunda. Depois, limpe as superfícies de vidro.
Quinta: Limpe a pia do banheiro e da cozinha, os vasos sanitários e o box.
Sexta: Lave o quintal e repare as plantas. Finalize com um pano úmido no chão de todos os cômodos da casa.
Limpeza por cômodo

Como funciona: Quem trabalha fora, não tem tempo para fazer a faxina completa em apenas um dia. Por isso, essas mulheres podem se organiza e dedicar 30 minutos diários à limpeza da casa. Experimente limpar um ambiente por dia!
Agenda semanal:
Segunda: Cozinha + lavar roupa
Terça: Banheiros + passar roupa
Quarta: Sala de estar + garagem
Quinta: Quartos
Sexta: Lavanderia + quintal

Cuidados diários

Não adianta tentar escapar: para garantir um aspecto organizado ao lar, algumas tarefas precisam ser feitas todo santo dia. Por isso, nunca se esqueça de...
. Arrumar as camas depois de acordar.
. Lavar a louça após as refeições.
. Esvaziar os lixo dos banheiros e da cozinha.
. Manter a pia do banheiro limpa após a higiene matinal.
. Guardar o que estiver fora do lugar.
. Varrer as áreas de muita circulação, como cozinha e sala de estar.
. Molhar as plantas.


Sem Bagunça em sua casa

Se você não tem uma ajudante para os serviços domésticos, vamos ensiná-la a evitar que a bagunça se instale. A sua casa deve ser organizada e cada objeto deve ter um lugar correto para ser guardado.

O segredo para acabar com a bagunça é organizar a casa inteirinha, depois de tudo arrumado, sua casa estará em ordem, e o ambiente, mais leve. Assim será fácil viver sem ajudante e sem bagunça.

Se a sua casa passou o dia sozinha, na hora que você chegar ela estará do jeito que a deixou. Recolha a correspondência debaixo da porta e a coloque no lugar designado para ela.

Coloque tudo o que trouxe da rua no lugar correto. Não jogue nada em qualquer gaveta, deixe cada gaveta para determinado objeto. Guarde a chave do carro no chaveiro perto da porta e os jornais no revisteiro.

Fez alguma compra de mantimentos? Coloque em cima da mesa da cozinha e guarde tudo em seus lugares: geladeira, despensa, armários.

Saia da cozinha deixando-a sem bagunça e levando tudo o que estava em suas mãos e que devem ser guardados em seus lugares corretos.

Se for guardando os objetos na medida em que os usa, a arrumação está feita. Guarde sua bolsa diretamente no lugar apropriado, sem deixar em cima da cama. Tire o sapato e guarde-o direto no armário ou, se precisar limpá-lo, na lavanderia.

Vai colocar uma roupa mais confortável? Quando tirar a usada, veja se ela precisa ser lavada ou repassada. De qualquer maneira, pendure-a no cabide na área de serviço para arejar.

Você deve estar achando essa organização uma chatice, não é? Você chega exausta em casa e só o que quer é largar tudo no chão e deitar no sofá, acertei?

Antes de deixar a preguiça tomar conta de você, lembre-se de que não conta com ajuda e terá que arrumar sozinha a bagunça que fizer. Deixe tudo em ordem, só depois relaxe. Assim não existirá bagunça em sua casa

Criamos hábitos. Portanto, se você se decidir dar um fim na bagunça, terá que adquirir novos hábitos. No começo será necessário fazer um esforço, mas com o tempo a atitude de organização será automática.

Você descansará sossegada sem se preocupar em arrumar o que deixou pelo caminho.

SEM BAGUNÇA NO BANHEIRO

Depois do banho, devemos enxugar as paredes do box para que o rejunte do azulejo não fique preto . Deixe uma toalha de rosto velha no armário do banheiro para este fim. A porta do box deve ficar aberta para que a umidade não embolore as paredes.

A pia deve ser limpa logo após o uso, não deixe fios de cabelo e restos de pasta de dente. Com as mãos fechadas em concha, jogue água em toda a pia e tire a sujeira grudada. Enxugue também com aquela toalha de rosto velha guardada no armário.

Toalhas de banho depois de usadas devem ser imediatamente estendidas em local arejado. Toalhas de rosto devem ser trocadas dia sim dia não, pois é mais fácil lavar uma toalha ainda limpa do que mais suja


SEM BAGUNÇA NA COZINHA!

Não faça frituras em sua cozinha, senão você vai ter que limpar a gordura das paredes e os respingos no fogão. Então, nada de bife, batata ou ovo frito.

Use o mínimo de panelas possível e assim que terminar o jantar passe um pão duro nos pratos sujos de comida, jogando as sobras fora. Em seguida, passe um papel para tirar os resíduos que ficaram no prato. Faça a mesma coisa com as travessas e panelas, isso fará com que a lavagem fique bem mais fácil, além de não engordurar a pia.

Guarde os restinhos de comida em potes plásticos tampados. Atenção, os copos só devem ser lavados depois que a pia estiver limpa para que não engordurem.

Viu? Você usou sua cozinha sem fazer bagunça

SEM BAGUNÇA NA SALA

Quando você estiver descansada, tire o pó dos móveis da sala, ponha água nos vasos, tire os jornais lidos que devem ir para um local predeterminado na área de serviço ou diretamente para o lixo.

Também é a hora de abrir as correspondências. Jogue fora os anúncios que não lhe interessam e coloque as contas a serem pagas em uma pasta classificadora no dia certo do pagamento. Quando abrir a pasta, veja se tem alguma conta a ser paga no dia seguinte e coloque-a em sua bolsa.

Se possível faça o pagamento pela internet ou vá ao banco no dia do pagamento. Dê uma solução a todo tipo de correspondência, nada deve ficar para trás.

Quando sair da sala e for para o quarto, afofe as almofadas no sofá e, se for o caso, passe uma vassoura mágica no chão e limpe algum lixinho. Enfim, deixe a sala limpa e em ordem.

Você viu que a preocupação foi muito mais não sujar do que fazer limpeza?